sexta-feira, 30 de abril de 2010

O passeio a Casa Branca e a Santiago do Escoural

Foi numa bela manhã de Quinta-Feira, em que o dia não estava muito brilhante em Lisboa mas para os lados do Alentejo estava um belo dia sol .

Lá fui eu e o pai numa de passeio, mas sempre com atenção porque eu ia para recolher informação para um trabalho, embarcámos no comboio em Entrecampos em direcção a Casa Branca.

A viagem foi relativamente rápida e fez-se bem e confortavelmente.

Chegámos finalmente a Casa Branca, o cheiro é logo outro - cheira bem, cheiro a campo mas cheira sobretudo às laranjeiras que se encontram em frente à antiga escola primária.

O meu pai, com o seu jeito fantástico, rapidamente mete conversa com as pessoas que vão a passar para recolher informação para o meu trabalho. Andámos pela aldeia a ver as vistas mas sempre com o meu pai a narrar como era antigamente, o que me deu uma boa perspectiva do que mudou.

A aldeia é pequena, nem meia dúzia de cafés, uma dúzia de pessoas (que andam pelas ruas) e 1h de observação, estávamos prontos para partir.

Como pessoas de coragem que somos resolvemos ir os 5 km que separam Casa Branca do Escoural a pé. Durante uma hora fizemos o caminho de estrada, sempre ao sol (e foi assim que apanhei o escaldão), com mais carros do que seria de esperar a passar, lá fomos nós sempre na conversa.

Chegados ao Escoural fomos almoçar ao Azinheirinha (se andarem por Montemor-o-Novo ou por estas bandas venham comer aqui) onde almoçámos comida tipicamente alentejana de grande qualidade.

Depois do almoço e para desmoer lá fomos nós dar uma volta pelo Escoural e fomos à procura da Ferranha, que não encontrámos (andámos, andámos e andámos).

Já cansados ainda fomos dar mais uma pequena volta e ver as primas mas rapidamente resolvemos que o melhor era sentarmos os nossos cuzinhos num banquinho.

Depois da conversa com o Presidente da Junta estava na hora de voltar e foi isso mesmo que fizemos.

Foi um belo dia, passado com uma bela companhia.

P.S. Nem vos vou contar o que aconteceu quando cheguei a Lisboa xD

7 comentários:

  1. agora vais ter que contar o que aconteceu quando chegaste a lisboa!

    ResponderEliminar
  2. Digamos que eu não estava muito bem disposta por causa da viagem de camioneta e que a estação de sete rios não ficou muito limpinha...

    ResponderEliminar
  3. Dia fantástico, sem dúvida. Sabe sempre bem um dia fora do circuito habitual, não é? Sobretudo se a companhia for boa.
    Espero que a recolha de informação para o trabalho tenha corrido bem... Afinal, o objectivo era realizar trabalho de campo.

    ResponderEliminar
  4. Elsa, vamos esperar para ver a opinião da querida professora...

    ResponderEliminar
  5. Eu não gostava de ser empregado de limpeza da estação de sete rios nesse dia xD

    ResponderEliminar
  6. Victor, eu não gostava de ser em dia nenhum xD

    ResponderEliminar