terça-feira, 11 de maio de 2010

Não podia deixar de dizer qualquer coisa sobre o Papa

Para mim a principal questão da vinda do Papa a Lisboa não é a tolerância de ponto, nem o trânsito cortado, não é o Terreiro do Paço e o palco que lá puseram e nem ser recebido pelo Presidente de República.

Para mim a principal questão é: se vier a Portugal o máximo representante de outra religião é recebido da mesma maneira?

Não, não me parece que seja. O estado português diz-se laico, como tal deveria agir em concordância com o que diz ser. Igualdade de tratamento perante todas as religiões seria um bom passo.

P.S. Acho imensa piada ao carro do Papa ser o Papamóvel. Com um nome tão ridículo não é suposto levarmos nada disto a sério, pois não?

5 comentários:

  1. "Não, não me parece que seja. O estado português diz-se laico, como tal deveria agir em concordância com o que diz ser. Igualdade de tratamento perante todas as religiões seria um bom passo."

    Tens toda a razão inês mas a maioria da população deste País é católica...e portanto regem-se pela maioria.enfim

    ResponderEliminar
  2. O Estado é laico mas a verdade é que esteve sxemrpe ao lado da Igreja Católica - e esta ao seu lado, sobretudo durante o fascismo.

    ResponderEliminar
  3. eu concordo com a Elsa. a religião, querendo ou não, continua a ser um ponto importante na sociedade portuguesa. o problema, é que tal como em tudo, as pessoas só se lembram que são cristãs quando há alarido. na maior parte das vezes tu nem percebes se essas pessoas praticam ou não a religião e há muitas que praticam fora da igreja (não percebo como, mas é a realidade).

    quando o Dalai Lama veio a Portugal, ele não foi formalmente recebido pelo Jorge Sampaio (PR da altura). "encontraram-se" no jardim botânico. isto, obviamente tem muito a ver com as relações Portugal-China e todo o problema do Tibete. há sempre que ter em conta que a religião católica é quase universal, o que faz com que seja mais fácil haver uma maior abertura e uma maior maior facilidade de entendimento entre o Estado Português e religião católica.

    quanto ao Papamóvel tens que reconhecer que aquele carro é ele próprio uma instituição. gostava de ser Papa só para poder andar naquele carro lol

    ResponderEliminar
  4. Minhas caras, é claro que a religião católica é a religião da maioria da população portuguesa, no entanto eu continuo a achar que se deve tratar todos de igual modo, independentemente de se ter muitos ou poucos apoiantes.

    ResponderEliminar
  5. E fazer esta festa toda por causa da vinda de uma pessoa que encobriu casos de pedofilia também tem muito que se lhe diga...

    ResponderEliminar