Para mim a principal questão da vinda do Papa a Lisboa não é a tolerância de ponto, nem o trânsito cortado, não é o Terreiro do Paço e o palco que lá puseram e nem ser recebido pelo Presidente de República.
Para mim a principal questão é: se vier a Portugal o máximo representante de outra religião é recebido da mesma maneira?
Não, não me parece que seja. O estado português diz-se laico, como tal deveria agir em concordância com o que diz ser. Igualdade de tratamento perante todas as religiões seria um bom passo.
P.S. Acho imensa piada ao carro do Papa ser o Papamóvel. Com um nome tão ridículo não é suposto levarmos nada disto a sério, pois não?
"Não, não me parece que seja. O estado português diz-se laico, como tal deveria agir em concordância com o que diz ser. Igualdade de tratamento perante todas as religiões seria um bom passo."
ResponderEliminarTens toda a razão inês mas a maioria da população deste País é católica...e portanto regem-se pela maioria.enfim
O Estado é laico mas a verdade é que esteve sxemrpe ao lado da Igreja Católica - e esta ao seu lado, sobretudo durante o fascismo.
ResponderEliminareu concordo com a Elsa. a religião, querendo ou não, continua a ser um ponto importante na sociedade portuguesa. o problema, é que tal como em tudo, as pessoas só se lembram que são cristãs quando há alarido. na maior parte das vezes tu nem percebes se essas pessoas praticam ou não a religião e há muitas que praticam fora da igreja (não percebo como, mas é a realidade).
ResponderEliminarquando o Dalai Lama veio a Portugal, ele não foi formalmente recebido pelo Jorge Sampaio (PR da altura). "encontraram-se" no jardim botânico. isto, obviamente tem muito a ver com as relações Portugal-China e todo o problema do Tibete. há sempre que ter em conta que a religião católica é quase universal, o que faz com que seja mais fácil haver uma maior abertura e uma maior maior facilidade de entendimento entre o Estado Português e religião católica.
quanto ao Papamóvel tens que reconhecer que aquele carro é ele próprio uma instituição. gostava de ser Papa só para poder andar naquele carro lol
Minhas caras, é claro que a religião católica é a religião da maioria da população portuguesa, no entanto eu continuo a achar que se deve tratar todos de igual modo, independentemente de se ter muitos ou poucos apoiantes.
ResponderEliminarE fazer esta festa toda por causa da vinda de uma pessoa que encobriu casos de pedofilia também tem muito que se lhe diga...
ResponderEliminar