segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Das weisse Band – O laço branco

O laço branco transporta-nos para uma aldeia remota, no Norte da Alemanha, antes da I Guerra Mundial, onde vários incidentes vão retirar os seus habitantes da calma monotonia a que se habituaram. Esses eventos, de grande violência, parecem ser rituais punitivos justificados pela fervorosa religião protestante. Até que o professor da aldeia começa a tentar perceber o terrível segredo por detrás de tudo...

O novo filme de Michael Haneke tem contra si várias coisas: o facto de ser a preto e branco, ser falado em alemão, ser bastante grande e com partes que não acrescentam nada de novo para o desenrolar da história.

No entanto quando ultrapassamos as coisas a cima mencionadas deparamo-nos com um bom filme, com uma história bem construída e personagens bem conseguidas.

O final é desconcertante porque só ficamos com suspeitas e sem conclusões.

Ideal para quem gosta de bons filmes e não se aborrece com as características descritas nos segundo parágrafo.

Nota: 8,5/10

2 comentários:

  1. Vi o filme e impressionou-me bastante. É realmente um excelente filme, marcado por uma violência contida, um ambiente opressivo, claustrofóbico, que explode de repente mas mesmo assim dentro de certos limites impostos pela educação protestante.
    E os defeitos apontados - especialmente ser a preto e branco e longo - penso que não o são, neste caso específico são mesmo características imprescindíveis.
    E o filme estão tão bem feito que apesar disso mantém-nos com os olhos "pregados" ao ecrã.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso ja vi o trailer e fotos deste filme e interessou-me. Mais um pra lista pra ver x)

    ResponderEliminar